O decibelímetro, também conhecido como medidor de nível de pressão sonora, é um instrumento de medição pensado para medir os ruídos de um meio ou ambiente. Com ele, pode-se garantir se o barulho produzido em um ambiente com maquinário pesado, por exemplo, estejam dentro do permitido e indicado para o bem-estar dos trabalhadores.
Entenda melhor como fazer a medição de ruídos com o decibelímetro:
Como funciona o decibelímetro?
O decibelímetro é um equipamento facilmente encontrado em versão portátil, ou seja, pode ser aplicado onde você quiser, seja para o uso pessoal ou profissional. Ele é usado para medir a pressão sonora e, consequentemente, a intensidade e volume do som que está sendo emitido.
Todos os decibelímetros tem um microfone interno bastante sensível acoplado na sua estrutura, que é o dispositivo que detecta o som e o transforma em decibéis (dB). Tudo isso acontece através de um fenômeno chamado de ressonância.
Há um oscilador interno dentro do equipamento que vibra conforme a frequência do som que está sendo medido e, pela ressonância, a vibração vai permitir a leitura.
Números para ficar atento
- A grande maioria dos decibelímetros tem medem de 30 dB a 130 dB;
- O limite da audição humana antes de causar prejuízos para a saúde é de 120 dB;
- A precisão dos equipamentos é de mais ou menos 1,5 dB;
- O equipamento deve ser calibrado para garantir a melhor precisão do resultado.
Como fazer a medição?
Vamos ao passo a passo de como usar uma das versões mais comuns do instrumento:
- Instale a bateria que vem junto com o produto;
- Ligue no botão principal;
- Selecione a frequência (Para sons graves, baixa frequência e para sons agudos, alta frequência);
- Selecione o modo Fast ou Slow (se o ruído for rápido, fast e se o ruído for mais longo, slow);
- Capte o som com o microfone;
- Observe o resultado que será mostrado no display.
Importância do decibelímetro
Como mencionamos acima, o decibelímetro pode ter uso pessoal ou profissional. Mas, no caso das empresas, este equipamento faz parte da segurança do trabalho. Isso porque saber o tamanho do barulho que serviços como construções, obras ou até mesmo estúdios de música podem gerar pode evitar problemas com os vizinhos e proteger os funcionários. O volume recomendado, para uma jornada de oito horas de trabalho que não cause prejuízos na saúde, é de até 85 dB.
Agora que você já sabe como fazer medição de ruído com decibelímetro, basta escolher o seu. Garanta os melhores decibelímetros do mercado e as melhores condições de pagamento na Instrusul!