Como montar uma consultoria de segurança do trabalho

Como abrir uma consultoria em segurança do trabalho? Confira algumas dicas!

As empresas que necessitam contratar serviços de consultoria em segurança do trabalho são aquelas que não precisam ter, obrigatoriamente, o próprio SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho). Em alguns casos essas empresas até possuem o SESMT, porém sem o total conhecimento que é necessário, motivo pelo qual precisam de ajuda especializada.

Se você está pensando em abrir uma consultoria em segurança do trabalho, trouxemos aqui alguns pontos que são importantes de se considerar nesse momento. Confira com a gente!

Começando uma consultoria em segurança do trabalho

O primeiro passo para abrir uma empresa de segurança do trabalho não é somente a parte burocrática, mas sim um planejamento que inclua algumas questões como:

1 – Qual será a área de atuação

Antes de começar seu negócio, faça uma pesquisa detalhada sobre qual segmento do mercado vale mais a pena para você investir. Identifique aspectos como o crescimento anual dessa área, se você vai atender pequenas, médias ou grandes empresas, quais as necessidades específicas quanto à segurança e demais características do ramo.

2 – Quais serviços você vai oferecer

Defina quais serviços você quer começar oferecendo para seus clientes. Isso pode depender da área de atuação escolhida para sua consultoria de segurança no trabalho, mas os mais encontrados são:

  • Elaboração de PPRA, PCMSO, LTCAT, AET e PPRPS;
  • Elaboração de Laudos de Insalubridade;
  • Elaboração e Implementação do PROERGO;
  • Implementação e Treinamento da CIPA;
  • Implementação de Procedimentos de Gestão Ambiental;
  • Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais (LAIA);
  • Realização de auditorias;
  • Palestras e Treinamentos em geral.

3 – Média de valores

Para definir sua tabela de valores de serviços é interessante conferir como estão as médias dos seus concorrentes. Mas não só isso, você também deve levar em conta o tamanho das empresas para quem está oferecendo seu trabalho, assim como o tempo de experiência que você possui no ramo.

  • Outro ponto é fazer o cálculo da sua hora de trabalho:
    quanto quer ganhar por mês / horas trabalhadas + despesas em geral

4 – Tenha um CNPJ

Hoje em dia ainda acontece de muitas empresas em segurança do trabalho exercerem os serviços sem ter um CNPJ. Mas, apesar de não ser obrigatório, o nosso conselho é que você inclua no planejamento do seu negócio a possibilidade de já começar com um.

Além de garantir que o seu negócio esteja dentro das exigências de fiscalização – evitando possíveis dores de cabeça – é uma maneira de transmitir credibilidade e confiança para os seus clientes na hora da emissão de notas.

Então, gostou das nossas dicas para te ajudar a abrir sua consultoria em segurança de trabalho? Qualquer dúvida, deixe um comentário! E conte sempre com a Instrusul para adquirir os melhores aparelhos de medição para Segurança do Trabalho!

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *