O amperímetro é um dos aparelhos de medição mais utilizados em processos elétricos, principalmente da engenharia elétrica. É encontrado no mercado em formato de alicate e serve para medir a corrente elétrica em diferentes situações, sendo ideal para a aplicação de correntes e voltagens moderadas. Quer entender melhor como funciona o amperímetro? Confira!
Para que serve?
Como o próprio nome diz, o Amperímetro mede em ampères, ou seja, serve para medir correntes elétricas. Existem duas versões do aparelho: uma faz a medição da corrente contínua – sigla DC – e da corrente alternada – chamada de AC. Essa ferramenta é indicada para medir voltagens moderadas, inferiores a 480 volts, além da aplicação de correntes. É um instrumento que gera resultados precisos e ágeis!
Como funciona o amperímetro?
O amperímetro mede a intensidade da corrente elétrica através do alicate que possui – é por isso que muitas pessoas o chamam de alicate amperímetro. Esse alicate faz a medição do campo elétrico induzido: ele não tem contato direto com o circuito, a corrente passa em meio ao espaço que têm entre as pinças do aparelho.
A utilização do aparelho é bastante simples. Confira o passo a passo de como usar o amperímetro:
- Se possível, remova a energia do circuito. Isso ajuda a manter a segurança do aparelho e a sua ao utilizá-lo.
- Isole o fio o qual será medido a corrente elétrica – deve ser apenas um, se você tentar medir dois ao mesmo tempo o resultado não estará correto.
- Abra as pinças do alicate e coloque no fio escolhido. Atenção: a medição é sempre feita em série, nunca em paralelo. Do contrário, pode haver um curto-circuito!
- Configure o aparelho para leitura da corrente alternada (AC) ou contínua (DC) e verifique a faixa em miliamperes ou amperes.
- Ligue o circuito e observar a corrente elétrica que será indicada no display do amperímetro.
- Desligue a energia do circuito e retire o aparelho.
Um ponto de atenção é que se a medição for de corrente alternada, não há necessidade de se preocupar com a polaridade do resultado. Já se for de uma corrente contínua, o sentido da corrente é importante e o amperímetro faz a indicação:
- resultado positivo significa que a corrente está em sentido horário,
- resultado negativo significa que ela está em sentido anti horário.
Para manter a precisão do processo, a dica é contar com um instrumento de qualidade e sempre verificar se está em perfeitas condições antes da utilização. Justamente por medir correntes elétricas, não se deve guardar o aparelho em locais muito úmidos ou quentes, para evitar a danificação e o risco de segurança.
Além disso, por ser feito para voltagens moderadas, não é recomendado utilizar o amperímetro em objetos com alto nível de tensão ou frequência, garantindo a proteção do aparelho e também do utilizador!
Agora você já sabe para que serve e como funciona o amperímetro. Lembre de seguir as dicas, principalmente as de segurança e não deixe de conferir os melhores alicates amperímetros do mercado aqui, na Instrusul!