A automação é um sistema que busca realizar processos com a mínima interação do homem, através do desenvolvimento e instalação de softwares em uma máquina, por exemplo. Ela pode ser encontrada em diversos tipos, sendo os principais a automação industrial, comercial e residencial.
Tratando somente da industrial, esta é constantemente confundida com o conceito de instrumentação industrial, que embora seja um processo que também otimiza a indústria, tem outra função. Entenda essa diferença.
O que é a automação industrial?
A automação industrial é uma ciência que busca estudar e aplicar formas de diminuir o trabalho manual do homem em um processo de indústria através de máquinas desenvolvidas para isso. Essa automação pode ser subdividida em 3 níveis:
- automação industrial de campo;
- automação industrial de controle;
- automação industrial de supervisão.
Essa divisão pode ser vista de forma clara na pirâmide de automação industrial que representa, de forma hierárquica, os diferentes níveis de controle e trabalho em automação industrial através de cinco níveis, são eles:
- Aquisição de dados e controle manual;
- Controle individual;
- Controle de célula, supervisão e otimização do processo;
- Controle fabril total, produção e programação;
- Planejamento estratégico e gerenciamento corporativo.
Assim, podemos dizer, de forma simplificada, que a automação industrial busca escolher a tecnologia que melhor se adapta a uma máquina ou processo com o melhor custo benefício.
Diferença da automação para a instrumentação industrial
A instrumentação industrial estuda como aperfeiçoar o controle e o desempenho de processos industriais, como por exemplo, o aumento da segurança em trabalhos que envolvam homem e máquina em ação conjunta.
Entenda o conceito de instrumentação industrial e como ela funciona!
Assim, podemos começar a diferenciar automação e instrumentação industrial partindo do conceito, em que a primeira diz respeito ao estudo e inserção de máquinas em processos industriais e a outra no estudo e aplicação da otimização da relação homem e máquina.
Além disso, podemos afirmar que ambas se complementam. As máquinas utilizadas pela automação industrial precisarão de controle, observação de desempenho e segurança e outras métricas que podem ser disponibilizadas pelos equipamentos de instrumentação industrial.
Entendeu a diferença?
Ambos os processos buscam facilitar a mão-de-obra do homem no setor industrial, entretanto com focos diferentes, que ainda podem se complementar.
A automação industrial age como forma de tornar o trabalho mais fácil, rápido e efetivo. Já a instrumentação industrial procura formas de garantir o funcionamento e a segurança das máquinas com os trabalhadores.
Agora que você já entende os dois conceitos e sabe a diferença entre automação industrial e instrumentação industrial, você já sabe como modernizar, efetivar e controlar melhor o setor industrial.