Se você trabalha nas áreas de marcenaria, carpintaria, elétrica, construção civil, entre outras, vai precisar com certeza de uma trena para ajudá-lo no seu dia a dia de trabalho.
Pensando nisso, nós, da Instrusul, vamos apresentar todos os tipos de trena existentes no mercado para você escolher o melhor para atender às suas necessidades profissionais. Vamos lá?
O que é e principais usos da trena
A trena ou fita métrica é um aparelho de medição que serve para medir alturas ou distâncias, utilizada tanto para serviços domésticos como profissionais.
Mesmo parecendo ser um objeto simples, você deve escolher bem o tipo de trena antes de comprá-lo para não jogar dinheiro fora. Existem três tipos desta ferramenta no mercado, cada uma indicada para uma determinada finalidade.
Algumas trenas possuem medidas diferentes: milímetros, centímetros, polegadas e pés. Preste atenção, pois isso pode gerar dúvidas na hora da compra. A medida usada no país é representada na parte inferior da fita: centímetros e milímetros. A medida superior, chamada de medida britânica, é medida por polegadas, representadas por (in) ou duas plicas (‘’). O pé é a única medida que está simbolizada pela letra “F” em vermelho ou por apenas uma plica (’).
Tipos de trena
Trena curta ou manual
É o tipo de trena mais usada pelas pessoas, indicada para medições de objetos e espaços menores, a quantidade de cabos, o tamanho de eletrodutos e paredes. Este instrumento é de fácil manuseio, leve e compacto.
Como a sua fita de medição é metálica, é necessário ter cuidado para que a mesma não seja danificada. Podem ser encontradas facilmente no mercado trenas manuais de 3m, 5m e 8m. Geralmente, essa trena possui freio, trava e ponta magnética para ajudar a medir peças metálicas.
Trena longa
Essa trena é utilizada para a medição de grandes distâncias, como terrenos, áreas externas de construções e outros locais abertos ou fechados. É produzida de material maleável, como fitas de fibras de vidro. Podem ser encontradas no mercado trenas longas de 15m, 20m, 30m, 50m e até de 100m.
Como é um tipo de trena que deve muito utilizado em ambientes externos, como a chuva e o sol, é preciso verificar a qualidade da marca antes de adquirir o produto.
Trena a laser, digital ou eletrônica
O modelo de trena a laser é realmente uma “mão na roda” para qualquer profissional! A ferramenta é simples de usar e faz medições precisas com cálculos matemáticos que facilitam a medição de áreas para superfícies e volumes para cômodos ou estruturas.
Alguns modelos são indicados para o uso durante o dia, enquanto outros apenas em condições de pouca luz, onde é possível visualizar o raio laser. Durante a medição, o ponto de referência deve ser focado pela lente da trena, que, dependendo da distância, funciona como uma luneta.
Uma última dica: não esqueça de verificar se a trena escolhida possui o certificado de calibração com rastreabilidade RBC/Inmetro para atestar a sua qualidade.
Agora que você já conhece todos os tipos de trenas disponíveis no mercado, aproveite e compre logo o melhor modelo para as suas necessidades. Aproveite e dê uma olhada nas ofertas de aparelhos de medição de distância a laser que temos no nosso site. E lembre-se, conte sempre conosco para garantir aparelhos de qualidade para o seu trabalho. Até o próximo post!