Como já falamos anteriormente em outro post, a área da segurança do trabalho é fundamental para garantir que os funcionários de uma empresa estejam seguros na realização das suas funções. Os colaboradores se sentem mais motivados e valorizados em suas atividades diárias quando a prevenção a acidentes se torna uma prioridade dentro da companhia, aumentando a produtividade.
Entre os diversos aparelhos que auxiliam na prevenção de acidentes e erros, está o detector de tensão. Trata-se de um instrumento encontrado mais comumente em forma de caneta, sendo utilizado para identificar a presença ou não de tensão elétrica em algum objeto ou lugar, e que ainda detecta os níveis de tensão em sistemas elétricos.
Para que serve?
O detector de tensão serve, como já adiantamos acima, para identificar a existência de alguma tensão elétrica sem precisar do contato manual do funcionário, apenas aproximando o aparelho do objeto ou lugar a ser examinado. Alguns modelos ainda detectam os níveis de tensão em sistemas elétricos. Esses instrumentos são testados e classificados para serem usados dentro de determinados limites de tensão.
Como funciona?
O detector de tensão utiliza de meios visuais e/ou sonoros para informar a presença ou não de tensão elétrica. Alguns modelos são equipados com luzes e números que indicam o nível de tensão, enquanto os modelos mais simples fazem somente um sinal sonoro para indicar se o objeto ou local está energizado.
A detecção da alta voltagem deve ser realizada com equipamento de corrente elétrica nominal para que os níveis de voltagem sejam testados, mesmo se a alimentação elétrica não estiver presente. Mas, cuidado: utilizar o equipamento em uma tensão maior do que aquela para a qual o instrumento é recomendado pode fazer com que a leitura da tensão seja imprecisa e que a atuação do funcionário seja perigosa.
Essa é a mais indicada ferramenta de diagnóstico existente no mercado para determinar os problemas de energia em um lugar específico, verificar uma instalação elétrica ou ainda reparar um sistema.
Pontos importantes
É sempre bom destacar que mesmo sem tensão elétrica presente, os funcionários que lidam diariamente com energia devem usar o equipamento de proteção completo. Esse equipamento inclui luvas, capacete, protetores auriculares, óculos e calçados dielétricos. Feito de borracha especial, esses calçados protegem por quebrar a ligação condutora da pessoa com o solo próximo de alguma linha elétrica. O uso desse tipo de calçado é fundamental, pois as tensões mais elevadas podem causar eletricidade em arco ou ainda saltar através do ar em um objeto próximo condutor, como uma pessoa.
Agora você já conhece melhor os benefícios do detector de tensão e sabe como esse instrumento é fundamental para a prevenção de acidentes na sua empresa. Conte conosco, com a Instrusul, para garantir aparelhos de qualidade para os seus funcionários!
Ficou com alguma dúvida? Não hesite em deixar o seu questionamento nos comentários. Estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas sobre o detector de tensão. Até o próximo post!
Também possuo um blog de nicho semelhante ao seu
e você me serve de fonte de inspiração 🙂
permaneça com este ótimo trabalho. sucesso ! .