A turbidez (ou turvação) é um parâmetro usado no controle de qualidade de água para determinar a dificuldade que um feixe de luz encontra para atravessar uma certa quantidade de água. Quanto mais turva for a água, mais imprópria ela será para o uso. Essa análise é feita para saber a qualidade da água na indústria ambiental, alimentar, farmacêutica e para consumo!
Geralmente, a turbidez ocorre pela presença de partículas suspensas na amostra, como de areia, barro e microorganismos. Por isso, para fazer a avaliação, é levado em consideração as características físicas da água bruta em comparação com a tratada (sem turbidez).
Nesse processo, é necessário o uso de um instrumento capaz de fazer a medição da turbidez de forma precisa. Por isso, é usado o turbidímetro! Entenda:
Turbidímetro
O turbidímetro é um instrumento usado para fazer análises de turvação da água, usando comparações entre o feixe de luz emitido e o que foi recebido pelo sensor. Com esse processo, é possível fazer um levantamento da quantidade de partículas no líquido analisado e determinar o quanto é puro.
As medidas usadas na avaliação de turbidez com o turbidímetro é o NTU (Unidade de Turbidez Nefelométrica), ou uT (Unidade de Turbidez).
Existem dois métodos possíveis de medição pelo turbidímetro:
- Feixe simples: aqui, a amostra é analisada com base na luz que chega ao sensor, que está a 180 graus da fonte de emissão. O feixe de luz atravessa a substância líquida (sem interferências) e, por isso, o resultado é gerado pela diferença entre a intensidade da luz emitida e pela que foi recebida pelo sensor.
- Radiação Espalhada: nesse caso, o feixe de luz emitido irá se chocar com as partículas sólidas presentes na amostra de água em análise, e irá se espalhar por ela. Então, o resultado será com base na luz disseminada recebida pelo sensor (em um ângulo de 90) em comparação ao feixe de luz incidente.
Independente de como o turbidímetro – que tenha em mãos ou que for adquirir – funcione, o uso dele é bastante simples!
Como medir a turbidez da água com o turbidímetro
Antes de começar a usar o turbidímetro, é necessário fazer a calibração dele, de acordo com o passo a passo padrão do fabricante. Depois disso, a medição já pode ser feita!
Passo a passo:
1. Recolha da amostra de água
Recolha a amostra de água a ser analisada. É importante que ela fique no escuro antes da análise. Evite amostras que possuam bolhas de ar, fragmentos maiores e sedimentos flutuantes, pois esses fatores também podem alterar a medição e gerar um resultado equivocado.
2. Limpeza da cubeta
O turbidímetro possui um espaço para encaixar uma cubeta que vem junto com o aparelho. Nela, irá a amostra de água que será analisada. É importante que o vidro da cubeta esteja bem limpo por fora (por exemplo, sem marcas de dedos e poeira), pois isso pode afetar o resultado. Por isso, limpe o vidro com um pedaço de papel macio ou uma flanela e use luvas para manejá-lo.
3. Análise
Depois da limpeza, é só colocar a amostra na cubeta e, posteriormente, a cubeta no espaço adequado no turbidímetro (o vidro já possui uma marcação indicando a posição certa que deve ser encaixada no aparelho). Agora basta apertar o botão “iniciar” e a análise começará!
Você pode se interessar por Turbidímetro: como funciona!
Agora você já sabe que para medir a turbidez da água é necessário o uso de um turbidímetro e alguns cuidados com a amostra da água utilizada. E para realizar essa medição, pode contar com a Instrusul e os nossos instrumentos de medição de turbidez!
Interesso a compra.