Ao realizar manutenções e montagens, é importante contar com ferramentas capazes de aprimorar esta atividade e garantir ações cada vez mais precisas. É por isso que muita gente escolhe trabalhar com o torquímetro de estalo, capaz de garantir o controle das tarefas com torque.
A Instrusul preparou o conteúdo a seguir, apresentando como funciona o torquímetro de estalo, além de dicas para utilizar e definir qual o melhor torquímetro de estalo. Boa leitura!
Como funciona o torquímetro de estalo?
Esta ferramenta é um dos tipos de instrumentos de medição muito úteis na medição do torque, ou seja, a força de ação aplicada sobre parafusos e porcas, por exemplo.
Para entender como funciona o torquímetro de estalo, basta considerar que, com ele, é possível apertar os parafusos na quantidade recomendada, sem excessos ou folgas.
Imagine montar um equipamento sem ter a certeza de que os parafusos ou porcas foram apertados corretamente. É um engano pensar que somente é errado apertar menos que o necessário, quando apertar mais que o recomendado também traz consequências negativas.
Por que o torquímetro é importante?
Basicamente, o torquímetro de estalo é importante porque com ele é possível controlar a quantidade de apertos da ferramenta, assim, a quantidade de torques não excede e nem falta. O “estalo” do nome significa que a ferramenta emite estalos quando atinge o torque definido.
O torquímetro de estalo é importante para situações como:
- fixação de parafusos e porcas;
- manutenção de equipamentos e prevenção de riscos em indústrias;
- montagem ou manutenção de motores;
- suspensão de veículos e mecânica de automóveis.
Tipos de torquímetros
É possível encontrar diferentes tipos de torquímetros, que medem o torque através da medida Newton metro (N m). Uma equação determina o equipamento recomendado a partir do diâmetro da rosca e do parafuso em milímetros.
Por isso, antes de pensar em como usar torquímetro de estalo e adquirir o modelo mais compatível, é importante considerar qual a média de torque necessário para cumprir as tarefas.
Torquímetro 60-300 N·m
Este modelo de torquímetro de estalo 60-300 N·m 1/2″ Geradore é ideal para tarefas que demandam apertos de parafusos entre 60 a 300 Newton metro (N·m). Ou seja, esta ferramenta dispõe de alertas, ou “estalos” sonoros que informam o limite de torques da configuração vigente, com precisão de 3% para mais ou para menos.
Torquímetro 110-550 N·m
Já esta versão de torquímetro de estalo 110-550 N·m 3/4″ Gedore, atende a configurações para parafusos e porcas entre 110 e 550 Newton metro (N·m), com precisão para mais ou para menos de 3%.
Isso significa que é possível calibrar a ferramenta entre estes valores, por exemplo: configurar torque para 100 N. m e utilizar até emitir um estalo, significando que atingiu o torque desejado.
Seja qual for o modelo, é necessário realizar calibrações específicas para garantir os melhores resultados. Por isso é tão importante estar em dia com a periodicidade de calibração de instrumentos de medição.
Encontre o modelo ideal na Instrusul
Aqui você encontra as melhores condições em equipamentos de alta qualidade para realizar medições precisas e usufruir de todos os benefícios de investir em segurança do trabalho.
Navegue por mais dicas no Blog Instrusul para lhe auxiliar na decisão dos equipamentos que mais se adequam a sua necessidade!