Dentro da automação industrial existem muitos processos que precisam de equipamentos específicos para a sua realização. Saber a diferença entre transmissor, transdutor e sensor de pressão é apenas o começo para entender ainda mais os processos na indústria.
Uma das fases é chamada de histerese, que é associada a outros dois conceitos: precisão e repetibilidade. Hoje vamos te mostrar o que é histerese, quais as suas principais aplicações e qual a relação desse conceito com a calibração dos instrumentos.
Acompanhe esse artigo e boa leitura!
Entendendo o conceito de histerese
Dentro da indústria, diversos materiais e objetos passam por processos para que determinados instrumentos operem de forma satisfatória. Existem três termos que estão correlacionados e que precisam ser diferenciados:
- precisão: indica a diferença do valor mostrado na medição e o valor real, sendo usado como referência a norma NBR 14105;
- repetibilidade: como o nome diz, esse termo se relaciona com a capacidade de repetição de saída do mesmo valor de um instrumento;
- histerese: a diferença máxima entre a indicação do ponto de subida e descida.
A histerese é uma propriedade física de determinados objetos e materiais. Originada do grego, essa palavra significa retardo ou atraso, ou seja, no momento da medição ela precisa ser mínima.
Com maior precisão e repetibilidade, menor deve ser a histerese. Assim, se por acaso esse valor for mais elevado, isso pode significar que os seus instrumentos precisam melhorar a sua calibração ou qualidade desses mesmos materiais.
Histerese magnética
Um tipo de histerese muito conhecido e aplicado pela física é a histerese magnética. Aplicada no comportamento dos campos magnéticos entre materiais imantados, ela também tem seu processo de retardo.
Principais aplicações
A histerese tem as suas aplicações em diferentes materiais. Ela é um fator muito importante para atestar a calibração e qualidade de determinados instrumentos, além de possibilitar a gravação de dados em fitas, cartões magnéticos e discos rígidos.
A histerese magnética, por exemplo, é muito presente na produção de ímãs permanentes e ímãs artificiais, também estando presente em aplicações eletrônicas que são resistentes à desmagnetização.
Qual a relação da histerese com a calibração dos instrumentos?
Depois de aprender o que é histerese e entender a relação dela com a precisão e repetibilidade, fica mais fácil identificar a conexão que esse conceito tem com a calibração dos instrumentos.
Quanto menor a histerese, maior a chance da precisão da medição estar correta. Por isso, é muito importante que você tenha instrumentos que estejam com a calibração em dia e te ajudem nas tarefas.
Aqui na Instrusul, você encontra equipamentos com muita qualidade e com certificado de calibração feito em nosso laboratório. Nossa equipe é altamente qualificada e as calibrações atendem a todos os requisitos da Norma ISO/IEC 17025.
Lembre-se de que o seu equipamento precisa passar por uma calibração completa anualmente. Essa periodicidade será muito positiva para que você não perca nenhuma informação valiosa.
Acesse o site da Instrusul e encontre os equipamentos com a precisão exata que você precisa!