A vistoria veicular é um procedimento indispensável para a segurança dos condutores de veículos e de todos que trafegam pelas vias. Isso porque, para quem possui um carro ou moto, é um dever manter a integridade e boas condições de funcionamento do veículo.
Mas você sabe como a vistoria é feita e quais são os equipamentos usados para avaliar o veículo? Nesse conteúdo, separamos as principais informações para te ajudar a entender o que é preciso para fazer uma vistoria veicular.
Como é feita a vistoria veicular?
Em primeiro lugar, a vistoria veicular é o momento em deve ser verificado o funcionamento de todas as partes de um veículo. É durante essa avaliação que se constata os seguintes itens:
- Faróis e faroletes;
- Espelhos retrovisores;
- Limpadores de para-brisa;
- Pneus;
- Buzina;
- Vidros;
- Blindagem;
- Suspensão.
Devem ser verificados também os itens de identificação do veículo, que são:
- Número de identificação de chassi;
- Etiquetas do veículo;
- Numeração dos vidros;
- Numeração no motor.
Todas essas numerações devem sempre estar em conformidade com os documentos do veículo, que deve ser apresentado pelo condutor no momento da vistoria.
Além disso, a presença e condições de funcionamento dos dispositivos de segurança, como cintos de segurança, extintor de incêndio, triângulo, macaco, chave de fenda (ou outra ferramenta para remoção das calotas), também são avaliados durante a vistoria.
Quando deve ser feita?
A vistoria deve ser feita sempre que houver alguma alteração nas características originais do veículo, caso o proprietário mude o seu município de domicílio, se houver mudança na categoria do veículo ou quando o automóvel for transferido de um proprietário para outro.
Quais equipamentos são necessários para fazer a vistoria veicular?
Por tratar-se de uma avaliação bem criteriosa, é necessário usar algumas ferramentas específicas para fazer a vistoria de um veículo. Conheça quais são os principais equipamentos, conforme as normas do Detran:
Boroscópio
O boroscópio é um equipamento que permite que sejam feitas inspeções e diagnósticos em locais de difícil acesso, como motores, tubulações, entre outras.
Sua câmera é à prova d’água e conta com iluminação de alta intensidade, o que permite a captura de fotos e vídeos, que podem ser transmitidas instantaneamente para outros dispositivos através do wifi, para serem analisados.
Medidor de camadas
O medidor de espessuras de camadas é um instrumento prático e super importante para verificar a qualidade da pintura do automóvel. Ele funciona a partir do simples contato com alguma parte da lataria do automóvel, podendo armazenar diversas informações em cada medição.
Paquímetro
Seja manual ou digital, o paquímetro medidor de profundidade é usado para verificar a banda de rodagem dos pneus, sapatas de freio e desgaste das pastilhas de freio. Assim, essa ferramenta é de extrema importância para fazer a vistoria, ideal para garantir a segurança do veículo.
Trena
Possuir uma trena para fazer a vistoria dos veículos também é super importante. Com ela, é possível medir a suspensão do automóvel, para verificar se o mesmo não foi rebaixado, algo que é contra as normas reguladoras de trânsito.
No site da Instrusul, você encontra esses equipamentos necessários para fazer a vistoria veicular com muita qualidade. Acesse e confira as nossas ofertas!
Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando o blog da Instrusul!