Conheça mais sobre o que são os critérios de avaliação

O que são critérios de aceitação?

Um aspecto muito relevante a ser considerado no instante de escolher os critérios de aceitação é a utilidade do instrumento e o tamanho da importância que ele traz para assegurar a qualidade final do produto.

Por exemplo, para uma balança que mede toneladas de cargas em navios seria plenamente tolerável um erro de 10 kg, porém, se pensarmos em uma balança analítica manuseada na composição de medicamentos, qualquer 0,05mg de variação trará risco à vida do usuário.

Pensando nisso, decidimos desenvolver um artigo especial para que você tire suas dúvidas. Confira!

Como avaliar o certificado de calibração?

Após enviar os instrumentos para calibração, você precisa avaliar os dados do certificado, ou seja, verificar se o instrumento apresenta medições dentro do critério de aceitação. Isso irá te ajudar a identificar se é preciso enviar o instrumento para manutenção, substituí-lo por um novo ou, ainda, verificar se ele pode ser utilizado em outra etapa do processo.

De qualquer maneira, para qualificar um instrumento, além da falha que ele manifestou devemos levar em consideração questões como:

  • a temperatura de calibração do equipamento pode variar conforme a grandeza a ser medida. Geralmente especificada no certificado de calibração;
  • o imprecisão do padrão aplicado na calibração do aparelho;
  • a validade do certificado de calibração do padrão.

Uma orientação importante é fazer a seguinte pergunta: “Quanto esse aparelho afeta no meu produto final?”. A resposta será decisiva na validação e definição de seu critério.

Qual o papel do laboratório de metrologia?

Consultando a norma ISO 17025, que é uma norma específica para os laboratórios de metrologia, percebemos que a avaliação dos critérios de aceitação não fazem parte do escopo de serviços aprovados no laboratório, e isso necessita estar retratado no certificado de calibração do aparelho.

Isso porque o laboratório não tem os dados suficientes (condições de uso, utilização do instrumento) para decidir os critérios de aceitação. Essa referência é bem própria de cada fábrica, por esse motivo é de responsabilidade dela.

E se o instrumento não tiver sua aprovação em seu critério?

Se algum instrumento não tiver sua aprovação em seus critérios de aceitação, você não pode somente enviar para manutenção e voltar para a linha de produção de sua indústria, pois algumas formas de manutenção modificam os resultados dos instrumentos.

É preciso, então, uma nova calibração do instrumento, isso vai assegurar que o equipamento esteja apto realmente para executar sua função, conforme os dados confiáveis após a manutenção do mesmo.

Enfim, nesse artigo vimos que sempre que utilizamos um equipamento na indústria, precisamos garantir que ele está apto para uso, e uma forma de obter essa garantia é por meio dos critérios de aceitação. Dessa forma, também asseguramos que o produto final sairá com a qualidade desejada pelos clientes.

Para finalizar, estabeleça os critérios de aceitação, destine os equipamentos para calibrar e faça uma avaliação de seus aparelhos dentro do estabelecido. Sempre sugerindo para revisar as tolerâncias dos instrumentos conforme sua interferência no produto.

Gostou do conteúdo? Então aproveite agora mesmo e entre em contato com nossos atendentes para tirar suas dúvidas!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *