A inspeção dimensional é um método que consiste na medição de peças e componentes de máquinas no momento da soldagem (ou após a solda). É considerada um tipo de inspeção não-destrutiva — ou seja, que preserva a integridade das peças.
Ela é realizada em variadas etapas no ciclo de produção de um equipamento ou componente. Saiba mais sobre a inspeção dimensional: para que serve, onde pode ser aplicada e instrumentos necessários, no artigo de hoje!
Para que serve a inspeção dimensional?
A inspeção dimensional serve para verificar e atestar se as peças estão dentro das medidas previstas nos desenhos de projeto e conforme as dimensões permitidas pelas normas de fabricação.
Ademais, é uma avaliação muito importante dentro do ciclo produtivo de componentes, equipamentos e máquinas, porque erros em medições e peças fora do padrão podem gerar perdas e baixa produtividade. Veja os principais objetivos da inspeção dimensional:
- evitar acidentes e erros de montagem;
- corrigir eventuais falhas na soldagem;
- detectar imperfeições nas peças (como rachaduras, mordeduras e trincas);
- verificar a existência de cortes;
- verificar a precisão das dimensões da solda.
Onde pode ser aplicada a inspeção dimensional?
A inspeção dimensional pode ser aplicada em várias áreas do setor industrial, como nas indústrias de petróleo, petroquímicas, ramo naval, usinagem, siderúrgica, metalúrgica, mecânica, papel e celulose, entre outros.
Considerando que as medições geralmente são feitas de forma individual (por apenas um inspetor), é importante padronizar as atividades de inspeção para que não haja discordâncias no relatório final, seguindo os processos e procedimentos adequados à obra em questão.
Além disso, na hora de realizar o serviço de inspeção dimensional, recomenda-se que o local onde as peças serão examinadas esteja limpo, organizado e com bastante claridade, podendo ser iluminação natural ou artificial.
Porém, é preciso ter o cuidado de regular o nível de intensidade da iluminação artificial para que não haja reflexo nas peças de aço e alumínio, o que poderia prejudicar a medição.
Quem faz a inspeção dimensional?
A inspeção dimensional deve ser realizada por profissionais capacitados com treinamento especializado em controle dimensional e/ou controle de qualidade de peças fabricadas por processos mecânicos.
Normalmente, não é exigida escolaridade de nível superior para o cargo de inspetor dimensional. Entretanto, recomendamos a realização de cursos técnicos voltados à área mecânica, metalúrgica, desenho técnico (ou outros) para quem tem interesse em ingressar e seguir na área.
→ Entenda em mais detalhes o que faz um profissional em controle dimensional, área que abrange a inspeção dimensional.
Quais são os instrumentos utilizados para a inspeção dimensional?
Há uma grande variedade de instrumentos que podem ser utilizados para as atividades de inspeção dimensional. Dentre eles, paquímetros, micrômetros, goniômetros, trenas, réguas, prumos, etc.
→ Quer saber como usar um paquímetro? Confira aqui no blog da Instrusul o artigo: Paquímetro: como medir com este instrumento.
Equipamentos como os medidores de espessura de camadas (ou espessímetro mecânico) também podem ser utilizados nos serviços de inspeção dimensional.
Conclusão
Agora você está ciente sobre o que é e qual a importância da inspeção dimensional! Encontre equipamentos de qualidade na loja da Instrusul e continue acompanhando as novidades da área aqui em nosso blog. Até mais! 🙂